Topo

Pelo menos 5.000 pessoas desapareceram depois de terremoto na Indonésia

Em Palu

07/10/2018 06h15

Pelo menos 5.000 pessoas estão desaparecidas na Indonésia depois do terremoto e tsunami que sacudiram há nove dias a ilha de Célebes, onde o balanço de mortos devido ao desastre aumentou para 1.763, informaram neste domingo (7) fontes oficiais.

O porta-voz da agência de Prevenção de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, disse que a estimativa de desaparecidos corresponde ao bairro de Petobo, em Palu, capital provincial, onde cerca de 2.050 casas foram engolidas por terra e destroços.

"Com base nos relatórios que temos em Petobo há cerca de 5.000 pessoas desaparecidas lá", disse Suopto em entrevista coletiva.

Petobo sofreu uma liquefação do solo, fenômeno que ocorre quando um forte tremor sacode uma porção de terra pouco sólida e com grandes bolsas de água, o que provoca o afundamento do terreno e libera uma grande quantidade de barro que arrasta os prédios.

Até este domingo, as autoridades indonésias falavam que o número de desaparecidos era de poucas centenas, apesar de várias organizações que trabalham na região afetada terem alertado nos últimos dias que poderia haver mais de mil desaparecidos em Petobo e Balaroa, outro bairro de Palu.

Sutopo disse que em Palu, principal cidade e centro econômico da região, se concentra a maior parte das vítimas do terremoto com um total de 1.519.

O porta-voz também falou que 2.632 é o número de feridos por causa do desastre, que deixou cerca de 62 mil pessoas desalojadas e que estão em 147 abrigos temporários.