Topo

UE: Tiroteio em Pittsburgh mostra magnitude de onda de antissemitismo

28/10/2018 06h03

Bruxelas, 28 out (EFE).- A União Europeia (UE) assegurou que o tiroteio em uma sinagoga de Pittsburgh (EUA) neste sábado "mostra a magnitude da onda de antissemitismo" que está se espalhando por vários países, e transmitiu suas condolências aos familiares e amigos dos afetados pelo fato.

A declaração foi emitida em comunicado pela porta-voz da Alta Representante da UE para Assuntos Exteriores, Federica Mogherini.

Além de expressar suas "sinceras condolências" às autoridades americanas e aos parentes e amigos das vítimas, também envia a solidariedade da UE à "comunidade da sinagoga de Pittsburgh e a todas as comunidades judaicas do mundo".

"A UE reafirma sua forte condenação do antissemitismo e de qualquer incitação ao ódio e à violência. Vivemos no nosso continente as consequências devastadoras e imperdoáveis do antissemitismo e do ódio, que nunca podem ser esquecidas", afirma a comunicado.

Além disso, destaca que as instituições da UE não deixarão de trabalhar "para proteger o direito fundamental de credo, em qualquer lugar onde seja questionado ou atacado".