Topo

Mais de 600 imigrantes são detidos na fronteira do Arizona em 48 horas

Grupo de migrantes na fronteira entre EUA e México, em Yuma, Arizona, na semana passada, quando a patrulha deteve cerca de 450 imigrantes ilegais - Yuma Sector Border Patrol via AP
Grupo de migrantes na fronteira entre EUA e México, em Yuma, Arizona, na semana passada, quando a patrulha deteve cerca de 450 imigrantes ilegais Imagem: Yuma Sector Border Patrol via AP

Em Tucson (EUA)

15/11/2018 01h29

Mais de 600 imigrantes ilegais foram detidos na fronteira do Arizona com o México nas últimas 48 horas, segundo informou nesta quarta-feira (14) a Patrulha Fronteiriça (CBP) do Setor Yuma.

Em sua maioria, trata-se de grupos de famílias ou jovens não acompanhados originais da Guatemala, que, somando 654 imigrantes, se entregaram voluntariamente aos agentes em diferentes operações na segunda e na terça-feira, detalhou a agência federal em comunicado de imprensa.

Os migrantes não têm relação com a caravana que, procedente de Honduras, atualmente viaja pelo território do México, esclareceu a CBP.

Esses grupos entraram ilegalmente no país perto da porta de entrada de San Luis, onde, de acordo com a agência federal, existe uma infraestrutura "obsoleta" do muro que permite o cruzamento dos migrantes.

A CBP afirmou ainda que números maiores de pessoas começaram a atravessar ilegalmente em partes pouco profundas do rio Colorado, perto da cidade fronteiriça de Yuma.

Na segunda-feira (12) à noite, um grupo de 55 centro-americanos cruzou esse rio e se entregou voluntariamente.

As detenções de grupos continuam ocorrendo na fronteira do Arizona com o México apesar de na semana passada o governo do presidente, Donald Trump, ter anunciado novas regulações que evitariam que quem ingressar no país de maneira ilegal possa solicitar asilo político.

Aqueles que queiram pedir este tipo de proteção agora deverão apresentar-se nas portas de entrada ao longo da fronteira com o México.

Atualmente, na cidade fronteiriça de Nogales, no Arizona, há mais de 60 famílias esperando sua vez para solicitar asilo político.

A CBP indicou que durante o atual ano fiscal, que começou no último dia 1º de outubro, as detenções dentro do Setor de Yuma aumentaram mais de 150%, quando comparado com os números desta mesma data no ano fiscal anterior.

Na sexta-feira passada, agentes da Patrulha Fronteiriça da estação de Yuma detiveram cerca de 450 imigrantes ilegais, na sua maioria centro-americanos, também em um período de 48 horas.