Topo

Trump: sem dinheiro para muro, paralisação do governo será "longa"

Presidente Donald Trump fala à imprensa sobre política americana no Oriente Médio - SAUL LOEB / AFP
Presidente Donald Trump fala à imprensa sobre política americana no Oriente Médio Imagem: SAUL LOEB / AFP

21/12/2018 13h40

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (21) que ocorrerá uma "longa" paralisação do governo se os democratas do Senado não aprovarem um orçamento que inclua US$ 5 bilhões para a construção do muro na fronteira com o México, uma verba que já foi aprovada pela Câmara dos Representantes.

"Os democratas, cujos votos precisamos no Senado, provavelmente votarão contra a segurança na fronteira e o muro, embora saibam que precisamos desesperadamente dele. Se os democratas votarem não, haverá uma paralisação que durará um longo período de tempo. O povo não quer fronteiras abertas e crime", escreveu Trump no Twitter.

O Senado debate hoje um projeto de lei que a Câmara dos Representantes aprovou ontem à noite para financiar o governo até o dia 8 de fevereiro e que inclui os US$ 5 bilhões necessários para começar a construção do muro, uma das principais promessas de campanha de Trump.

Por enquanto, parece improvável que esse projeto de lei seja aprovado, pois os democratas têm votos suficientes para bloqueá-lo, apesar de serem minoria.

Se for assim, o desacordo levará os EUA a uma nova paralisação administrativa parcial quando se esgotarem os atuais fundos, a partir da próxima meia-noite.

Diante dessa situação, Trump dirigiu seus tuítes aos democratas, aos quais responsabilizou de uma eventual paralisação, e aproveitou para pressionar o líder da maioria republicana do Senado, Mitch McConnell.

"O senador Mitch McConnell deveria lutar pelo muro e a segurança na fronteira tão duramente como faria por qualquer outra coisa. Precisará de votos democratas, mas como mostra a Câmara dos Representantes, coisas boas podem acontecer", ressaltou Trump.

Por iniciativa de McConnell, republicanos e democratas chegaram a um acordo nesta semana para financiar o governo até fevereiro; mas o presidente criticou esse consenso ontem ao anunciar que só assinaria um orçamento que incluísse fundos para o muro fronteiriça.

Os democratas tomarão em janeiro o controle da Câmara dos Representantes e poderão bloquear o financiamento do muro lá e também no Senado, razão pela qual Trump considera que esta é uma das últimas oportunidades para financiar o muro.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, disse em comunicado que Trump deve se reunir nesta sexta-feira com republicanos do Senado para estudar o projeto de lei de financiamento e a segurança na fronteira, sem conceder mais detalhes.

Caso haja uma paralisação do governo, seria a terceira desde que Trump chegou ao poder, no início de 2017. A primeira aconteceu em janeiro e durou três dias; enquanto a segunda, em fevereiro, levou apenas algumas horas. EFE