Topo

Austrália reconhece Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela

Guaidó, de 35 anos, é o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e se autoproclamou presidente do país - Manaure Quintero/Reuters
Guaidó, de 35 anos, é o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e se autoproclamou presidente do país Imagem: Manaure Quintero/Reuters

27/01/2019 22h30

O Governo da Austrália anunciou neste domingo (27) que "reconhece e apoia" o líder da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como presidente interino desse país, e pediu uma transição democrática "o mais em breve possível".

A Austrália explicou que este reconhecimento foi adotado "em concordância com a Constituição da Venezuela e até que sejam realizadas eleições", segundo um comunicado do escritório da ministra australiana de Relações Exteriores, Marise Payne.

"Pedimos agora a todas as partes que trabalhem por uma resolução pacífica para a situação, incluindo o retorno à democracia, o respeito à lei e o respeito dos direitos humanos do povo venezuelano", pediu a chefe da diplomacia australiana.

O anúncio da Austrália segue ao apoio expressado pelos EUA, a maioria dos governos da América e a Organização de Estados Americanos a Guaidó.

Já o presidente Maduro rejeitou neste domingo com veemência o ultimato de oito dias para convocar eleições em seu país efeito por vários membros da União Europeia e o considerou "uma insolência".