Topo

Trump anuncia que segunda cúpula com Kim será no final do mês em Hanói

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, em seu primeiro encontro, no ano passado - AFP
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, em seu primeiro encontro, no ano passado Imagem: AFP

Em Washington

08/02/2019 23h23

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (8) a data da sua segunda cúpula com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que acontecerá em Hanói, capital do Vietnã, nos dias 27 e 28 deste mês.

"Meus representantes acabam de sair da Coreia do Norte após uma reunião muito produtiva e com um acordo sobre o local e data para a segunda cúpula com Kim Jong-un", anunciou o presidente americano, em sua conta do Twitter.

"Isso acontecerá em Hanói, Vietnã, nos dias 27 e 28 de fevereiro. Espero ver Kim Jong-un e avançar na causa da paz!"

Em outra mensagem, Trump afirmou que, "sob a liderança de Kim Jong-un, a Coreia do Norte se tornará uma grande potência econômica".

"Pode ser que (Kim Jong-un) surpreenda alguns, mas não me surpreenderá, pois eu fui capaz de conhecê-lo e entendo perfeitamente como ele é capaz. A Coreia do Norte se transformará em um tipo diferente de foguete: um econômico!", acrescentou o presidente americano.

Os detalhes da cúpula anunciada hoje por Trump foram acordados pelo enviado especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, com seu colega, Kim Hyok-chol, em Pyongyang.

Biegun viajou para Pyongyang na última quarta-feira depois de passar por Seul, onde se encontrou com os líderes da segurança sul-coreana.

Em Hanói será a segunda cúpula entre Kim Jong-un e Trump depois da realizada em junho do ano passado, em Singapura, onde acordaram trabalhar para a desnuclearização da Coreia do Norte em troca de que Washington garanta a continuidade do governo que controla o país.