Topo

Merkel pede luta contra "o nacionalismo que avança" na Europa

18/05/2019 17h37

Zagreb, 18 mai (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou neste sábado em Zagreb, na Croácia, durante um ato de campanha do Partido Popular Europeu (PPE) para as eleições europeias, que é preciso combater o avanço dos nacionalismos na Europa.

"Temos que lutar contra esse nacionalismo que avança, que tenta destruir o projeto comum da Europa", ressaltou Merkel.

De acordo com a chefe de governo, não há nada contraditório em construir uma Europa unida e ao mesmo tempo sentir orgulho do próprio país.

"A Europa é um projeto da liberdade. Saibam que eu também vivi em uma ditadura, não podia viajar à antiga Iugoslávia. (Após a reunificação da Alemanha, em 1990) todos trabalhamos para que todos tenhamos os mesmos direitos, paz e liberdade", comentou.

Merkel fez essas declarações em um comício que contou com a participação do compatriota Manfred Weber, candidato do PPE à presidência da Comissão Europeia, e do primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, líder da União Democrática Croata (HDZ).

Segundo fontes da HDZ, esta foi a primeira aparição da chanceler em um ato de campanha para essas eleições fora da Alemanha.