Topo

Maior construtora do Peru inicia processo de delação premiada

01/06/2019 19h42

Lima, 1 jun (EFE).- Graña y Montero, a maior construtora peruana, iniciou um processo de "colaboração eficaz corporativa" (delação premiada) com o Ministério Público como parte das investigações derivadas da operação Lava Jato no Peru, informou a imprensa local.

Segundo o portal "IDL-Reporteros", o processo "inclui revelações importantes" sobre o chamado "Clube da construção" e grandes obras supostamente obtidas com propinas.

O jornal "El Comercio" noticiou neste sábado que fontes da empresa disseram que "o processo é reservado", motivo pelo qual não puderam "fazer nenhuma declaração a respeito".

A Justiça peruana afirma que o "Clube da construção" era um grupo de grandes empresas peruanas e estrangeiras, entre elas a Odebrecht, que repartiam obras entre si e se beneficiavam com licitações públicas obtidas graças ao pagamento de propinas sobre o valor das obras.

O ex-diretor da Odebrecht no Peru Jorge Barata confirmou a promotores peruanos no dia 25 de abril a existência do "Clube da construção" e que a empresa brasileira, que assinou um acordo de colaboração com a Justiça peruana, fez parte dele.

"IDL-Reporteros" afirmou que junto com Graña y Montero "pelo menos outras quatro construtoras estão empenhadas nos últimos dias em negociações de colaboração eficaz" e que as novas delações provavelmente farão "várias outras pessoas e companhias lutarem para conseguir acordos similares".

O portal destacou que a delação da Graña y Montero tem grande importância "pela magnitude dos projetos nos quais interveio e também porque pelo menos parte das confissões e revelações provêm de investigações internas feitas pela própria corporação".

"Os ex-líderes da companhia, José Graña, Hernando Graña e Mario Alvarado, não fazem parte nem da negociação nem do processo que conduziu a ela. De fato, segundo fontes com conhecimento de causa, a relação entre os três e a liderança atual da Graña y Montero é virtualmente inexistente", informou o portal.

Segundo "IDL-Reporteros", a empresa peruana iniciou uma reformulação interna desde que a presidência foi assumida por Augusto Baertl.

"Agora, com o processo de colaboração eficaz em curso, que segue o caminho marcado pelo acordo com a Odebrecht, a informação que será revelada por Graña y Montero ampliará consideravelmente o conhecimento sobre os fatos ilícitos cometidos no caso Lava Jato e pelo 'Clube da construção'. O cenário se alarga e a investigação se aprofunda", concluiu a informação. EFE