Topo

Líderes mundiais se reúnem para as celebrações dos 75 anos do "Dia D"

5.jun.2019 - Líderes se encontraram no Reino Unido para acompanharem as celebrações dos 75 anos do "Dia D", o desembarque dos Aliados na Normandia - Jack Hill/Pool/AFP
5.jun.2019 - Líderes se encontraram no Reino Unido para acompanharem as celebrações dos 75 anos do "Dia D", o desembarque dos Aliados na Normandia Imagem: Jack Hill/Pool/AFP

Em Portsmouth, Reino Unido

05/06/2019 08h33

A celebração pelo aniversário do desembarque na Normandia, em 6 de junho de 1944, começou hoje em Portsmouth, com a presença da rainha Elizabeth II e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A monarca britânica, de 93 anos, foi a última a chegar ao local onde é realizado o evento, no qual participam cerca de 300 ex-combatentes e outros líderes mundiais, como o presidente da França, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Para esta comemoração, foi instalado um palco gigante com as bandeiras dos países aliados na II Guerra Mundial e a frase "Dia-D75", onde a guarda real e membros das forças armadas fizeram uma demonstração de exercício militar para dar as boas-vindas à soberana.

No camarote real, a rainha - que quando princesa foi mecânica de carros na II Guerra Mundial - está acompanhada pelo seu filho e herdeiro, o príncipe Charles, além de Trump e da primeira-dama, Melania Trump; da primeira-ministra britânica, Theresa May, e líderes de Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Bélgica, República Checa, Grécia, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polônia e Dinamarca.

No grande telão instalado no palco, foram exibidas imagens e fotografias do desembarque aliado.

Ao palco subiram depois vários ex-combatentes nonagenários, na sua maioria com bengalas e com as condecorações na lapela, para receber os aplausos do público.

A atriz britânica Celia Imrie leu textos sobre o significado do chamado Dia-D enquanto desfilavam pelo palco membros da guarda real e se via no telão um grande mapa sobre a travessia e cenas do conflito bélico.

Considerado um momento crucial na II Guerra Mundial, a chamada "Operação Overlord" foi o esforço militar efetuado pelos Aliados que culminou com a libertação dos territórios da Europa ocidental ocupados pela Alemanha nazista.

O desembarque de Normandia é considerado como a maior invasão anfíbia da história militar.

Também haverá hoje um desfile aéreo de caças Spitfires e do grupo acrobático da Royal Air Force britânica Red Arrows, enquanto os líderes mundiais se reunirão para abordar a segurança ocidental em uma recepção para ex-combatentes.

Além disso, em frente à costa de Portsmouth acontecerá uma exibição de embarcações da Marinha britânica (Royal Navy).