Topo

Trump desiste de incluir pergunta sobre cidadania em censo de 2020 nos EUA

9.jul.2019 - Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Kevin Lamarque/Reuters
9.jul.2019 - Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Imagem: Kevin Lamarque/Reuters

11/07/2019 21h15

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou hoje incluir a pergunta sobre cidadania no censo da população de 2020, mas pediu, por outro lado, que o governo examine seus arquivos para informá-lo sobre quantos dos imigrantes presentes no país não têm nacionalidade americana.

"Vamos seguir uma nova opção", disse Trump a jornalistas nos jardins da Casa Branca.

O presidente assinou um decreto que instrui todas as agências do governo a proporcionarem qualquer informação que possam ter sobre o número de cidadãos e não cidadãos nos EUA ao Departamento de Comércio, ao qual está vinculado o Escritório do Censo.

"Usaremos (os dados procedentes das diferentes agências) para elaborar uma apuração completa da população que não é cidadã (americana). Acredito que será muito mais preciso" do que incluir a pergunta no censo, acrescentou.

Assim, Trump desistiu dos esforços de acrescentar a pergunta ao censo, duas semanas depois que a Suprema Corte do país alegar que o governo não tinha apresentado uma razão adequada sobre as razões de incluir essa questão no formulário.

Trump abre mão de pergunta sobre cidadania no censo dos EUA

AFP

Em um primeiro momento, o presidente negou-se a aceitar a decisão da Suprema Corte e pediu que seus advogados explorassem opções para inclui-la, mas o Escritório do Censo já tinha começado a imprimir os formulários sem a pergunta, e o litígio atrapalharia o desenvolvimento do levantamento nacional, segundo o próprio Trump reconheceu.

"Podemos usar as informações (das agências governamentais) junto com o questionário para criar o censo oficial", defendeu hoje o presidente.

Para Trump, o trabalho das agências ajudará a elucidar "quantos cidadãos, não cidadãos e imigrantes ilegais" estão no país, e isso "servirá para a tomada de decisões de políticas públicas" em muitos âmbitos, entre eles "a imigração", disse.

O presidente acusou os democratas de tentarem "ocultar o número" de imigrantes ilegais no país ao se oporem à inclusão de uma pergunta sobre cidadania no censo e prometeu "não poupar nenhum esforço" na intenção de descobrir quantas pessoas não têm cidadania nos EUA.

A Casa Branca considerava que a pergunta sobre cidadania era fundamental para entender melhor a composição da população, mas a oposição e diversas organizações temiam que a mesma intimidasse os imigrantes ilegais e provocasse uma diminuição da participação no levantamento que acontece a cada década.

É a partir do censo que são definidas a distribuição de recursos federais, a delimitação dos distritos eleitorais para a Câmara dos Representantes dos EUA e a representação do Colégio Eleitoral, que é o órgão encarregado de escolher o presidente.