Topo

Papa Francisco expressa pesar pelos últimos tiroteios nos EUA

Papa Francisco durante a oração do Angelus neste domingo - Filippo Monteforte/AFP
Papa Francisco durante a oração do Angelus neste domingo Imagem: Filippo Monteforte/AFP

04/08/2019 08h16

O papa Francisco expressou neste domingo sua proximidade espiritual com as vítimas dos tiroteios ocorridos em duas cidades dos Estados Unidos neste final de semana, além de outro ataque no anterior, e rezou pelas dezenas de pessoas mortas nesses atentados.

"Queridos irmãos e irmãs, sou espiritualmente próximo às vítimas de episódios de violência que nestes dias ensanguentaram o Texas, a Califórnia e Ohio, nos Estados Unidos, contra pessoas desarmadas", declarou Francisco após a oração do Angelus.

O papa pediu então às centenas de fiéis que lhe escutavam da praça de São Pedro para unir-se à sua oração "por todos os que perderam a vida, os feridos e seus familiares".

Em seguida, permaneceu em silêncio por alguns instantes para orar da janela do Palácio Apostólico, onde reza o Angelus a cada domingo, e depois rezou uma Ave Maria.

O pontífice lembrou assim os massacres dos últimos dias nos Estados Unidos, onde nesta madrugada, na cidade de Dayton (Ohio), pelo menos 10 pessoas morreram, entre elas o atirador, e outras 16 ficaram feridas.

Além disso, 20 pessoas morreram em outro tiroteio ocorrido ontem à tarde em um shopping de El Paso, no Texas, enquanto no último dia 28 de julho quatro pessoas foram assassinadas em um ataque a um festival gastronômico na cidade de Gilroy, no norte da Califórnia.