Topo

Ao comentar ataques, Trump diz que "ódio não tem espaço" nos EUA

Washington

04/08/2019 18h37

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (4) que "o ódio não tem espaço" no país e citou problemas de "saúde mental" ao falar dos ataques do Texas e de Ohio, que deixaram 29 mortos e dezenas de feridos no fim de semana.

"O ódio não tem espaço no nosso país", declarou o governante aos jornalistas, antes de embarcar no avião presidencial rumo a Washington depois de passar o fim de semana no seu clube de golfe, em Nova Jersey.

Em um rápido pronunciamento feito ao lado da primeira-dama, Melania, o presidente indicou que os ataques são parte "de um problema de saúde mental". Ele evitou, no entanto, responder sobre o suposto manifesto contra imigrante divulgado pelo suspeito do massacre de El Paso, no Texas, pouco antes de começar a sua ação.

As autoridades federais já anunciaram que tratarão a ação no Texas como "terrorismo doméstico", enquanto o caso de Ohio ainda está tendo as motivações investigadas.

Em ambos os casos, os suspeitos são do sexo masculino, jovens e brancos. Patrick Crusius, de 21 anos, está detido em uma penitenciária do condado de El Paso. Connor Betts, por sua vez, foi morto por policiais de Dayton.

Trump afirmou que tinha conversado com os governadores do Texas e de Ohio, assim como com William Barr, procurador-geral americano, e com membros do Congresso para ver quais medidas podem ser tomadas para conter a violência com armas de fogo nos país. Ele aproveitou para adiantar que amanhã fará uma declaração oficial na Casa Branca sobre os ataques.