Topo

Israel envia ajuda ao Brasil para combater incêndios na Amazônia

Reprodução/MOV
Imagem: Reprodução/MOV

03/09/2019 12h36

Israel enviará ainda nesta terça-feira uma missão ao Brasil para ajudar na extinção dos incêndios da Amazônia, uma decisão tomada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, após abordar a questão com o presidente Jair Bolsonaro.

"Uma delegação israelense de bombeiros e equipes de resgate, especializada em incêndios florestais e rurais, partirá hoje para o Brasil", disse Nizar Amer, porta-voz interino do Ministério das Relações Exteriores israelense.

Os objetivos desta equipe, formada por 11 pessoas, serão "prestar assistência imediata" para interromper "a onda de incêndios" e fornecer "conhecimento e experiência profissional" às autoridades e tropas brasileiras que trabalham para apagar o fogo, detalhou em comunicado.

Na semana passada, Bolsonaro anunciou que havia aceitado o envio por parte de Israel de uma aeronave para fornecer "apoio especializado" aos trabalhos das Forças Armadas brasileiras na luta contra os grandes incêndios que estão se espalhando por toda a Amazônia.

No início do ano, o governo israelense enviou mais de 100 soldados do Exército ao Brasil para ajudarem nos trabalhos de resgate após o rompimento de uma barragem em Brumadinho, em Minas Gerais.

Os laços entre Israel e Brasil se fortaleceram desde que Bolsonaro assumiu o poder e estabeleceu uma estreita aliança com Netanyahu.

O líder israelense esteve no Brasil no início do ano, onde assinou com o Jair Bolsonaro uma associação para cooperar em áreas como defesa, economia, emprego, segurança, água e indústria.

Já em abril, o presidente realizou uma visita oficial a Israel, anunciando na ocasião a abertura de um escritório de negócios em Jerusalém, que as autoridades israelenses interpretaram como um "primeiro passo" para a transferência da embaixada do Brasil para a Cidade Santa.