Topo

Atentado próximo a comício de presidente afegão deixa ao menos 24 mortos

Um homem ferido é levado ao hospital após um atentado próximo a um comício do presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani - Wakil Kohsar/AFP
Um homem ferido é levado ao hospital após um atentado próximo a um comício do presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani Imagem: Wakil Kohsar/AFP

Em Cabul

17/09/2019 07h47

Pelo menos 24 pessoas morreram e outras 32 ficaram feridas por um atentado suicida ocorrido hoje, perto de onde estava acontecendo um comício eleitoral do presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, no norte do país.

"Até agora, recebemos 24 corpos e 32 feridos, e entre as vítimas, há mulheres e crianças", afirmou à Agência Efe, o médico Qasem Sangin, diretor do Hospital Provincial de Parwan, onde ocorreu o atentado, observando que "11 dos feridos estão em estado grave".

O atentado aconteceu por volta das 12h (horário local, 4h30 de Brasília) em uma das principais ruas da capital de Parwan, Char-e-Kar, onde ocorria o comício de Ghani, explicou à Efe, a porta-voz do governador da província, Wahida Shahkar.

Ela, que confirmou o número de vítimas, explicou que, embora a princípio se pensasse que a explosão se devia a uma bomba acoplada a uma viatura da polícia, novas informações revelaram se tratar de um homem-bomba que estava em uma moto.

Apesar da gravidade do atentado, o ato eleitoral para as eleições gerais que acontecerão no próximo dia 28 "prosseguiu normalmente" após a explosão, informou um porta-voz da equipe de campanha de Ghani, Jawid Faisal.

"Todos os membros da equipe de campanha, particularmente o presidente Ashraf Ghani e outros oficiais, saíram ilesos e estão bem", afirmou.

Ghani busca sua reeleição e enfrentará outros 17 candidatos, incluindo o atual chefe do Executivo afegão, Abdullah Abdullah.

Nenhum grupo insurgente assumiu a responsabilidade pelo ataque, que ocorreu pouco antes de outro perto de um prédio do Ministério da Defesa do Afeganistão e da embaixada dos EUA em Cabul, cujos detalhes ainda são desconhecidos.