Topo

Maduro diz que reunião sobre Venezuela em Nova York foi uma "vergonha"

28.jul.2019 - Líder venezuelano, Nicolás Maduro - Federico Parra/AFP
28.jul.2019 - Líder venezuelano, Nicolás Maduro Imagem: Federico Parra/AFP

Em Caracas

26/09/2019 22h17

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta quinta-feira que a reunião sobre o país realizada em Nova York entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e lideranças latino-americanas foi uma "vergonha".

"Isso foi uma reunião da vergonha e posso dizer pelos resultados, pelas caras, pela atitude. Fracassaram, não conseguiram nada, nem de bom nem de mau. Saíram com mais plena do que glória da reunião da vergonha que tiveram ontem esse grupo de capachos do imperialismo e o chefe do império", disse o líder chavista.

As declarações foram feitas por Maduro em um discurso transmitido por rede nacional de rádio e televisão. O presidente da Venezuela não foi aos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral da ONU e preferiu fazer uma visita à Rússia no mesmo período.

"Nós pudemos ver as imagens... A cara de nojo que Donald Trump fazia ao estar sentado ali. As pessoas com quem estava reunido cheiravam mal para ele", continuou Maduro.

Ontem, em paralelo à Assembleia Geral da ONU, Trump recebeu os presidentes da Colômbia, Iván Duque, do Chile, Sebastián Piñera, do Equador, Lenín Moreno, e de Honduras, Juan Orlando Hernández, para discutir a situação da Venezuela. Representantes de outros países da região também participaram do encontro.

Na reunião, Trump afirmou que Maduro é "impiedoso e corrupto" que vendeu a Venezuela a uma "ditadura estrangeira", no caso Cuba. O presidente americano também prometeu que haverá uma "transição pacífica" para a democracia na Venezuela.

Para Maduro, Trump buscava fugir das notícias sobre a abertura de um processo de impeachment contra ele por parte da Câmara de Representantes dos EUA.

"Inventava contra a Venezuela para tapar uma notícia com a outra e não conseguiu. Posso dizer que isso foi uma reunião da vergonha", reiterou o líder chavista.