Topo

Americanos apoiam processo que pode levar a cassação de Trump, diz pesquisa

Leah Millis/Reuters
Imagem: Leah Millis/Reuters

Da EFE, em Washington (EUA)

08/10/2019 16h35

A maioria dos americanos apoia a decisão dos congressistas democratas da Câmara dos Representantes de iniciar uma investigação que pode levar ao impeachment do presidente Donald Trump, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo jornal The Washington Post.

Além disso, quase a metade de todos os adultos entrevistados pelo jornal e pela Escola de Política e Governo da Universidade George Mason no período entre 1º e 6 de outubro se posicionou a favor da cassação de Trump.

"Os dados indicam que a opinião pública se virou rapidamente contra o presidente e a favor dos trâmites de um impeachment nas últimas semanas", aponta o jornal.

Essa mudança ocorreu desde que vieram à tona algumas informações apontando os esforços de Trump para pressionar funcionários do governo da Ucrânia para que investigassem o ex-vice-presidente Joe Biden, um potencial rival na campanha eleitoral de 2020.

Segundo a pesquisa, 58% dos entrevistados acham que a Câmara dos Representantes agiu corretamente ao iniciar a investigação. Dos 1.007 adultos ouvidos, 49% disseram que o Congresso deveria dar um passo mais significativo, submetendo o presidente a um julgamento político e ao impeachment. Já 6% apoiam o começo da investigação, mas não o impeachment, diz a publicação.

A opinião pública sofreu uma reviravolta desde uma pesquisa similar realizada pelo The Washington Post e a rede de televisão ABC em julho. Desde então, o apoio à investigação por parte do Congresso subiu 25 pontos percentuais entre os democratas, 21 pontos entre os republicanos - correligionários do presidente - e 20 pontos entre os eleitores independentes.

Quanto à opinião sobre a gestão presidencial de Trump, os entrevistados tiveram posicionamentos mais severos, segundo o Post. Para 60% dos entrevistados, Trump não se atém às normas éticas adequadas no governo, e apenas 35% consideraram que o presidente cumpre tais etiquetas.

Trump enfrenta processo de impeachment nos EUA

Band Notí­cias