Topo

Esse conteúdo é antigo

Evo Morales pede que auditoria das eleições não tenha viés político

Presidente da Bolívia, Evo Morales, concede entrevista coletiva em que anuncia sua vitória na eleição - Aizar Raldes/AFP
Presidente da Bolívia, Evo Morales, concede entrevista coletiva em que anuncia sua vitória na eleição Imagem: Aizar Raldes/AFP

02/11/2019 18h42

O presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou neste sábado que espera que as conclusões da auditoria das eleições bolivianas realizada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) tenha natureza "técnico-jurídica, e não política."

"Vamos ser respeitosos em relação às conclusões da OEA e dos países, e esperamos que seja um informe técnico-jurídico, e não político", expressou o mandatário boliviano em ato no departamento de Cochabamba.

Morales destacou que a oposição, que denuncia uma suposta fraude eleitoral nos comícios, ainda não apresentou provas à OEA, e lamentou que os protestos em diversas partes do país continuam a prejudicar "os mais humildes".

"Quero dizer ao setor opositor, seja de Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba ou La Paz, que está passando uma imagem ruim ao mundo, fazendo os mais humildes pagarem, deixando os comerciantes sem trabalhar", argumentou.

O governante também denunciou que alguns grupos tentam gerar violência nos protestos e afirmou que as tentativas de "golpe de Estado" da semana passada fracassaram.

Uma delegação da OEA formada por 30 técnicos chegou à Bolívia nesta semana para iniciar a auditoria das eleições realizadas no dia 20 de outubro. O processo deve demorar, pelo menos, 12 dias.