Topo

Esse conteúdo é antigo

Terremoto de magnitude 5,9 deixa 5 mortos e cerca de 300 feridos no Irã

Vista de uma casa danificada após um terremoto atingir a cidade de Tark, no noroeste do Irã - Reuters
Vista de uma casa danificada após um terremoto atingir a cidade de Tark, no noroeste do Irã Imagem: Reuters

08/11/2019 07h55

Um terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter atingiu nesta sexta-feira a cidade de Tark, no noroeste do Irã, deixando pelo menos cinco mortos e cerca de 300 feridos.

A maioria dos feridos foi tratada no local e apenas 13 foram encaminhados para hospitais, de acordo com o chefe do Centro de Assistência Médica e Emergências da província de Azerbaijão Oriental, Farzad Rahmani, citado pela agência oficial "IRNA".

O terremoto, seguido por dezenas de tremores secundários, foi sentido na capital da província Tabriz e em outras partes do noroeste do Irã, como as províncias do oeste do Azerbaijão, Gilan, Zanjan e Ardabil.

Cerca de 30 casas foram destruídas e várias centenas ficaram danificadas, segundo dados do Departamento de Gerenciamento de Crises do leste do Azerbaijão.

O Centro Sismológico da Universidade de Teerã disse que o terremoto foi registrado às 2h17 (hora local), a uma profundidade de 8 quilômetros.

O Irã tem uma forte atividade sísmica, pois está localizado no limite de várias placas tectônicas e é atravessado por várias falhas.

O último terremoto de grande devastação no Irã, de magnitude 7,3, ocorreu em novembro de 2017 na província de Kermanshah, onde causou 620 mortes e deixou mais de 12 mil feridos.