Topo

Esse conteúdo é antigo

Jornal afirma que papa passou por cirurgia de catarata há alguns meses

REUTERS/Guglielmo Mangiapane/File Photo
Imagem: REUTERS/Guglielmo Mangiapane/File Photo

Cidade do Vaticano

02/12/2019 15h05

O papa Francisco foi submetido há alguns meses a uma cirurgia de catarata em total sigilo, supostamente realizada na clínica Pio XI, em Roma, e revelada nesta segunda-feira pelo jornal italiano "Il Messaggero".

O jornal da capital italiana não comunicou a data da operação, embora acredite-se que poderia ter sido no meio do ano, quando Francisco limitou suas atividades, uma vez que o Vaticano não a confirmou.

O próprio pontífice anunciou no ano passado, durante sua visita ao presídio de Regina Coeli, em Roma, que em 2019 teria que realizar uma cirurgia para curar algumas cataratas.

Francisco fez este comentário enquanto conversava com os presos sobre a necessidade de "renovar o visual".

"Um novo visual é bom porque, na minha idade, por exemplo, as cataratas chegam e a realidade não parece boa. No próximo ano, preciso fazer uma cirurgia", disse o papa, sem entrar em detalhes, em áudio que pôde ser escutado na "Radio Vaticano".

Dessa forma, o papa, que completará 83 anos no próximo dia 17, pretendia fazer uma cirurgia para curar essa doença, o que implica uma opacidade no cristalino do olho e é uma das causas mais frequentes de perda da visão em adultos.