Topo

Esse conteúdo é antigo

Boris Johnson é empossado primeiro-ministro pela rainha Elizabeth 2ª

Apoiadores cumprimentam Boris Johnson no retorno à sua residência oficial na Downing Street após encontro com a Rainha Elizabeth 2ª - Stefan Rousseau/Reuters
Apoiadores cumprimentam Boris Johnson no retorno à sua residência oficial na Downing Street após encontro com a Rainha Elizabeth 2ª Imagem: Stefan Rousseau/Reuters

13/12/2019 09h28

O conservador Boris Johnson, vencedor das eleições gerais do Reino Unido, foi oficialmente empossado nesta sexta-feira como primeiro-ministro britânico pela rainha Elizabeth 2ª.

O líder conservador foi confirmado no cargo pela primeira vez, já que em julho ele substituiu Theresa May sem passar pelas urnas.

Como marca o protocolo, a rainha recebeu Johnson em uma breve audiência no Palácio de Buckingham, em Londres, onde ela o convidou para formar um governo depois dele ter ganho as eleições de ontem com maioria absoluta.

Depois de ser empossado pela rainha, que tem apenas um papel simbólico na monarquia parlamentar, o primeiro-ministro foi para sua residência oficial, número 10 Downing Street, onde fará um discurso de posse.

De acordo com a mídia britânica, Johnson não deverá fazer mudanças em seu governo até a próxima segunda-feira e, de qualquer forma, elas seriam pequenas.

A abertura das sessões do Parlamento, suspensa pela campanha eleitoral, está prevista para o próximo dia 19, quando o primeiro-ministro deve promover o projeto de lei de saída da União Europeia (UE).

Com 649 dos 650 assentos concedidos, o Partido Conservador ganhou 364, a maioria absoluta, em comparação com 203 do Partido Trabalhista. Já o Partido Nacionalista Escocês (SNP) ficou com 48 cadeiras.

Essa grande maioria permitirá que Johnson cumpra sua promessa de remover o país da União Europeia (UE), no próximo dia 31 de janeiro, sem oposição parlamentar.