Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade vizinha de Chernobyl ganha 1ª árvore de Natal desde acidente nuclear

Valentyn Ogirenko/Reuters
Imagem: Valentyn Ogirenko/Reuters

Em Kiev (Ucrânia)

25/12/2019 14h43

Ex-moradores de Pripyat, localizada a três quilômetros da usina de Chernobyl, na Ucrânia, voltaram à cidade abandonada após a maior catástrofe nuclear da história para erguer uma árvore de Natal, a primeira desde 1986, quando o acidente aconteceu.

A árvore foi colocada em frente ao Palácio da Cultura Energuetik e enfeitada, além dos motivos tradicionais, com fotos de infância dos ex-moradores.

Pripyat foi fundada em 1970 como um "atomogrado", ou seja, uma cidade para abrigar engenheiros, físicos e técnicos que deveriam construir uma usina nuclear vizinha, neste caso a de Chernobyl. Com cerca de 50 mil habitantes, ela foi evacuada a partir de 27 de abril de 1986, um dia após o acidente, assim como outras que estavam em uma zona de exclusão de 30 quilômetros ao redor da central.

Por outro lado, a cidade de Chernobyl, que fica a 12 quilômetros da usina, já está apta para a vida humana, de acordo com as autoridades ucranianas.

Segundo dados oficiais, uma explosão na usina dispersou até 200 toneladas de material com radioatividade de 50 milhões de curies, o equivalente a 500 bombas atômicas como a que caiu sobre Hiroshima, no Japão.