Topo

Esse conteúdo é antigo

Bombeiros sugerem evacuação de milhares de pessoas por incêndios na Austrália

PETER PARKS/AFP
Imagem: PETER PARKS/AFP

Da EFE

29/12/2019 07h16

As autoridades australianas recomendaram a milhares de turistas e residentes neste domingo a evacuação de uma popular área natural no sudeste do país devido aos incêndios florestais.

O chefe dos bombeiros do estado de Victoria, Chris Hardman, afirmou que as pessoas que estão nos bosques de East Gippsland devem abandonar o lugar imediatamente pelo perigo dos fogos de média e altas temperaturas.

"Os fogos no campo vão aumentar e estarão muito maiores amanhã (domingo). Saiam agora, será muito, muito perigoso estar no bosque hoje ou amanhã", comentou Hardman no Twitter.

Incendio Australia - PETER PARKS/AFP - PETER PARKS/AFP
Imagem: PETER PARKS/AFP

Os incêndios já queimaram cerca de 100 mil dos mais de 300 mil hectares de East Gippsland, um lugar muito popular no verão devido à riqueza natural.

Pelo menos oito pessoas morreram devido aos incêndios que também afetaram os estados de Nova Gales do Sul, Austrália Meridional, Victoria e Queensland.

Mais de mil casas foram queimadas pelo fogo, 800 delas em Nova Gales do Sul, onde foram queimados três milhões de hectares, uma área semelhante à da Bélgica.

Ao longo dos últimos dias, aumentou o número de pessoas que pedem remuneração e profissionalização aos milhares de bombeiros voluntários que têm trabalhado incansavelmente contra os incêndios há semanas e meses.

Em meio a esse debate, o primeiro-ministro, Scott Morrison, anunciou no domingo uma ajuda financeira para os bombeiros voluntários.

"Estamos ajudando nossos bombeiros voluntários com assistência financeira de até US$ 6 mil para aqueles que trabalham por conta própria ou para pequenas e médias empresas e perderam renda durante o trabalho de extinção dos incêndios", disse o presidente em tweet.

Grupos ambientalistas acusaram o primeiro-ministro de apoiar a indústria do carbono e de se recusar a relacionar o aumento da temperatura e dos incêndios à crise climática.

Os incêndios começaram antes do início do verão, que começa em dezembro e no qual se espera uma escassez de chuva até 21 de março.

Os mais graves incêndios ocorridos no país nas últimas décadas ocorreram no início de fevereiro de 2009 no estado de Victoria (sudeste), no qual 173 pessoas morreram e 414 ficaram feridas. EFE