Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Chile registra mais de 13,8 mil casos

Vista aérea do parque de Los Reyes, em Santiago, no Chile - Martin BERNETTI / AFP
Vista aérea do parque de Los Reyes, em Santiago, no Chile Imagem: Martin BERNETTI / AFP

27/04/2020 18h27

O Ministério da Saúde do Chile informou nesta segunda-feira que nas últimas 24 horas foram detectados 482 novos casos do novo coronavírus, subindo para 13.813 infecções em todo o país, enquanto nove novas mortes foram registradas, chegando a 198 vítimas até o momento.

Do total de casos, 53%, ou seja, 7.327, correspondem a pacientes recuperados, enquanto os casos ativos estão em 6.288.

O subsecretário de Redes Assistenciais, Arturo Zúñiga, informou que atualmente 426 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 325 delas utilizando ventiladores mecânicos e 81 em estado crítico.

Zúñiga ainda disse que 592 ventiladores estão disponíveis em todo o Chile.

Já o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, anunciou que o Conselho Consultivo da Covid-19 sugeriu que a partir de hoje, aqueles com sintomas associados ao coronavírus e que apresentam um teste positivo de PCR devem ser considerados casos confirmados. Assim como os suspeitos com imagens características em radiografia de tórax; ou casos suspeitos com teste sorológico positivo no sangue para IgG ou IgM.

Por outro lado, o mesmo conselho sugere que, até hoje, os casos suspeitos sejam todas aquelas pessoas que manifestam um ou mais sintomas associados ao coronavírus.

Mañalich também destacou que, em relação à entrega do chamado "Cartão Covid-19" para identificar pessoas que se recuperaram da doença, eles não queriam fornecer no documento uma certificação de imunidade segura "porque não há provas para garantir isso".

No entanto, ele reiterou que aqueles que se recuperaram do vírus têm uma alta probabilidade de serem imunes ficar novamente doente. EFE