Topo

Esse conteúdo é antigo

Kim Jong-un envia mensagem a trabalhadores, mas segue sem aparecer em público

22.dez.2019 - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, participa de reunião com militares para discutir a capacidade militar do país - KCNA VIA KNS/AFP
22.dez.2019 - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, participa de reunião com militares para discutir a capacidade militar do país Imagem: KCNA VIA KNS/AFP

Seul (Coreia do Sul)

27/04/2020 14h00

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, enviou hoje uma mensagem de agradecimento a um grupo de trabalhadores, reproduzida pela imprensa oficial do país, mas sem publicar imagens recentes do marechal, que não aparece em público há mais de duas semanas, enquanto circula várias informações sobre seu estado de saúde.

Kim enviou um breve agradecimento através do principal do "Rodong", principal jornal norte-coreano, àqueles que trabalham no projeto de turismo na península de Kalma, na cidade de Wonsan, precisamente o local onde as imagens de satélite mostraram que seu trem especial está estacionado.

O artigo do jornal começa dizendo que Kim "agradeceu aos trabalhadores que apoiaram ativamente com seus esforços a construção do distrito turístico de Wonsan Kalma", um dos grandes desenvolvimentos do regime de Pyongyang, que antes da pandemia da Covid-19 esperava inaugurar neste mês.

A mensagem de Kim enumera e agradece várias pessoas encarregadas de supervisionar a construção, logística ou assistência médica dos trabalhadores, mas não menciona mais detalhes sobre o líder norte-coreano.

A mídia norte-coreana informou nos últimos dias que Kim enviou cartas ou presentes diplomáticos.

No entanto, eles não relataram nenhuma atividade de Kim Jong-un no terreno ou publicaram uma imagem atual dele, que não aparece publicamente desde o último dia 12, quando relataram uma reunião do gabinete político de partido único realizado na véspera e presidido pelo líder.

Naquela reunião, Kim nomeou sua irmã, Kim Yo-jong, como membro suplente desse importante órgão executivo.

Além disso, está a ausência incomum de Kim Jong-un de vários eventos importantes, incluindo as comemorações de 15 de abril, o principal feriado nacional.

Nesse contexto, marcado por sua vez pela pandemia do novo coronavírus, e dada a opacidade tradicional do regime norte-coreano, diferentes meios de comunicação publicaram informações, sempre citando fontes anônimas, nas quais se diz que o estado de saúde do líder norte-coreano é delicado.

No entanto, o governo sul-coreano descartou a validade dessas informações e insistiu em não detectar nenhuma atividade incomum na Coreia do Norte, enquanto imagens de satélite analisadas pelo site especializado "38 North" localizavam o trem especial do líder em Wonsan.

Por sua vez, Moon Chung-in, consultor especial de segurança do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, disse ontem na "Fox News", emissora dos Estados Unidos, que Kim "está vivo e bem", enquanto a revista "Newsweek" afirmou que Washington também não detectou nenhuma atividade militar norte-coreana fora do comum.