Topo

Esse conteúdo é antigo

França registra mais 70 mortes e tem menor balanço diário desde 17 de março

10.mai.2020 - Em Saint-Mande, francesas saem às ruas de branco e com bandeiras para homenagear os profissionais de saúde - Stephane Cardinale/Corbis via Getty Images
10.mai.2020 - Em Saint-Mande, francesas saem às ruas de branco e com bandeiras para homenagear os profissionais de saúde Imagem: Stephane Cardinale/Corbis via Getty Images

10/05/2020 17h45

A França registrou hoje mais 70 mortes pelo novo coronavírus, o menor saldo diário desde o início do confinamento, em 17 de março. O país agora soma 26.380 óbitos causados pela covid-19, sendo a maior parte deles (16.642) em hospitais, segundo as autoridades sanitárias francesas.

Hoje, véspera do início da saída gradual da quarentena (lockdown), o país europeu tem 22.569 pacientes internados. Destes, cerca de 10% (2.776) estão em unidades de terapia intensiva (UTIs), com novas 38 internações de ontem para hoje.

O saldo, porém, é positivo, já que a França registrou menos 36 pacientes na terapia intensiva nas últimas 24 horas. Isso significa que há mais pessoas recebendo alta do que sendo internadas.

As quatro regiões do noroeste da França, incluindo a de Paris, são as mais atingidas, respondendo por 72% do contágio no país, enquanto a incidência hospitalar no restante do território é bastante baixa.

A população poderá voltar às ruas sem explicar oficialmente o motivo, o que era requerido até agora, a partir de amanhã. Mas o governo recomenda a manutenção do teletrabalho e de medidas de distanciamento social, especialmente para pessoas vulneráveis.

O uso de máscaras será obrigatório nos transportes públicos, e as lojas poderão reabrir ao público, com exceção de cafés, bares e restaurantes.

Além disso, entre 86% e 89% das escolas do país serão reabertas para acomodar crianças do ensino fundamental e médio, mas com uma capacidade máxima de 15 alunos por turma.