Topo

Esse conteúdo é antigo

Pequim tem 21 dos 28 novos casos de coronavírus da China

28.abr.2020 - Pessoas usam máscara por causa do coronavírus para entrar em edifício empresarial em Pequim, na China - Carlos Garcia Rawlins/Reuters
28.abr.2020 - Pessoas usam máscara por causa do coronavírus para entrar em edifício empresarial em Pequim, na China Imagem: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

De Pequim

18/06/2020 04h58

A Comissão Nacional de Saúde da China reportou 28 novos casos de coronavírus em todo o país nesta quarta-feira, quatro do exterior e 24 locais, incluindo 21 em Pequim, que vive um novo surto desde a última quinta devido a uma contaminação em massa no principal mercado da cidade.

A capital chinesa elevou o nível de resposta de emergência pela covid-19 na noite desta terça, em uma tentativa de conter a disseminação massiva do surto detectado no mercado atacadista de Xinfadi, que até agora causou pelo menos 158 infecções.

A cidade adotou medidas extraordinárias para conter esse ressurgimento e vem testando funcionários em todos os seus restaurantes, universidades e mercados. Foram realizados 356 mil testes de ácido nucleico desde então, de acordo com autoridades municipais.

Mais de 150 pessoas próximas a infectados saem da observação

Além dos 21 casos detectados na capital, a China registrou três outras infecções a nível local: duas na província de Hebei e uma no município de Tianjin, ambas localizadas no norte do país e vizinhas de Pequim. Dos quatro casos "importados", dois foram reportados na cidade de Xangai, um na província de Shaanxi e o outro na província de Gansu.

A Comissão Nacional de Saúde não relatou novas mortes em todo o país e observou que dois casos graves foram acrescentados, 15 pacientes tiveram alta e 153 contatos próximos foram liberados da observação médica, embora ainda haja 5.520 pessoas nessa situação.

O total de casos ativos na China é de 265, nove deles em estado grave, dos 83.293 notificados desde o início da pandemia. O número de óbitos por covid-19 continua em 4.634.

Em relação aos casos assintomáticos, que a China não conta como confirmados, foram registradas oito novas infecções, sendo duas delas provenientes do exterior. Há ainda 111 pessoas nessa situação sob observação médica, 63 dos quais provenientes de outros países.