Topo

Esse conteúdo é antigo

Meca terá número reduzido de peregrinos em 2020 em relação ao ano passado

23.jun.2017 - Vista da Grande Mesquita em Meca, na Arábia Saudita - Ahmed Jadallah/Reuters
23.jun.2017 - Vista da Grande Mesquita em Meca, na Arábia Saudita Imagem: Ahmed Jadallah/Reuters

Em Riad

23/06/2020 14h19

O governo da Arábia Saudita estimou hoje em "milhares" o número de peregrinos que irão a Meca para o "Hajj", no mês de julho, em comparação com quase 2,5 milhões do ano passado, depois de anunciar na véspera que somente os residentes do reino poderão fazer a peregrinação devido à pandemia do novo coronavírus.

"Não prevemos dezenas de milhares ou centenas de milhares", disse o ministro da Peregrinação, Muhammad Saleh Benten, em entrevista coletiva, anunciando medidas estritas para o "Hajj" deste ano, como distanciamento físico e sistemas para evitar as multidões típicas nessas "circunstâncias excepcionais".

O Ministério da Peregrinação anunciou ontem que este ano apenas um número limitado de pessoas de diferentes nacionalidades que já estão no reino poderão fazer a peregrinação a Meca, para que "o ritual seja seguro e as medidas preventivas sejam cumpridas".

Por sua parte, o ministro da Saúde, Tawfiq al Rabiah, afirmou hoje, na mesma entrevista coletiva, que desta vez não serão permitidos os peregrinos com mais de 65 anos e que todos os participantes e trabalhadores serão submetidos a exames médicos e acompanhamento diário, e terão de ser colocados em quarentena no final do "Hajj".

Al Rabiah acrescentou que haverá equipes médicas com os peregrinos em cada uma das paradas em que os fiéis realizam rituais e até pernoitam, e hospitais serão preparados em todos os locais dos rituais, localizados a vários quilômetros de distância.

A peregrinação anual a Meca é um dos cinco pilares do Islã que todo muçulmano deve fazer uma vez na vida se suas condições físicas e econômicas permitirem.

Em março, a Arábia Saudita já havia suspendido a "umrah" ou pequena peregrinação, que pode ser feita durante todo o ano e que em 2019 atraiu 19 milhões de peregrinos, segundo dados oficiais.

Além disso, quase dois milhões e meio de muçulmanos reuniram-se em Meca para o "Hajj" no ano passado, incluindo mais de 600 mil sauditas.

Os fiéis gastam até US$ 7 bilhões em ambas as peregrinações, segundo estimativas da Câmara de Comércio de Meca.