Topo

Esse conteúdo é antigo

Suíça anuncia testes gratuitos da covid-19 e lança aplicativo de rastreamento

24.jun.2020 - Suíça lançou aplicativo de rastreamento chamado SwissCovid - REUTERS/Denis Balibouse/Illustration
24.jun.2020 - Suíça lançou aplicativo de rastreamento chamado SwissCovid Imagem: REUTERS/Denis Balibouse/Illustration

24/06/2020 18h46

O governo da Suíça anunciou hoje que os testes de diagnóstico para o novo coronavírus ou dos seus anticorpos serão gratuitos a partir de amanhã, quando será lançado um aplicativo para smartphone com o objetivo de rastrear casos suspeitos da doença em todo o país.

O ministro da Saúde, Alain Berset, anunciou essas duas medidas, embora, com relação aos exames, ele esclarecesse da necessidade de uma aprovação médica, ou seja, um profissional terá que determinar se o teste é necessário.

A utilização de ferramentas de rastreamento rigoroso "é necessário para evitar uma segunda onda da epidemia e reagir rapidamente no caso de um aumento no número de casos", o que justifica a realização de testes gratuitos para evitar que alguém desista para economizar despesas, disse Berset.

O chefe da divisão de doenças transmissíveis do Escritório Federal de Saúde Pública, Stefan Kuster, destacou hoje que o país tem capacidade para realizar cerca de 15 mil testes diários.

Quanto ao aplicativo de rastreamento, chamado SwissCovid, que foi testado entre 160 mil pessoas na Suíça no mês passado, é uma ferramenta igualmente gratuita e voluntária, embora o governo recomende seu amplo uso entre a população.

Berset explicou que, na fase de testes, não foram identificados nenhum positivo para covid-19 entre seus usuários.

O aplicativo, que usa a tecnologia Bluetooth, controla a distância entre o telefone celular de um usuário e outros, para determinar se há contatos próximos com duração de tempo (menos de 1,5 metro e mais de 15 minutos), para que, em caso for encontrada uma infecção por covid-19, se saiba rapidamente quem esteve em contato com ele.

Os usuários que estiveram em contato com uma pessoa infectada receberão uma notificação, embora seja necessário que o caso diagnosticado e os contatos tenham o aplicativo.

Durante a pandemia, a Suíça registrou mais de 31 mil casos e quase 2 mil mortes por covid-19.

Nas últimas semanas, o número de novos casos e vítimas permaneceu relativamente estável (44 infecções e dois óbitos nas últimas 24 horas).