Topo

Esse conteúdo é antigo

Coreia do Sul registra maior número de casos diários de covid-19 em 2 semanas

Alunos da Coreia do Sul fazem fila para medir temperatura antes de entrar na escola - Chung Sung-Jun/Getty Images
Alunos da Coreia do Sul fazem fila para medir temperatura antes de entrar na escola Imagem: Chung Sung-Jun/Getty Images

Da EFE, em Seul

03/07/2020 13h16

A Coreia do Sul relatou hoje 63 novos casos de covid-19, o maior número em duas semanas, principalmente devido a surtos detectados fora da capital Seul, onde se concentraram os contágios no último mês, indicando que o país está enfrentando uma segunda onda de infecções.

Os dados identificados ontem e divulgados hoje pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul (KCDC) são os mais altos desde que o país relatou 67 casos no dia 20 de junho.

Apesar de Seul e a região vizinha registrarem novamente a maioria dos novos casos (28), outras cidades também confirmaram hoje várias infecções associadas a surtos recentes, depois que a maioria dos contágios no mês passado tenha se concentrado principalmente na região da capital.

A cidade de Daegu, que concentrava o principal surto que afeta o país desde o início da pandemia, hoje conta com 13 casos, dez deles transmitidos localmente, sendo a primeira vez, em três meses, que o número de positivos diários supera uma dezena.

Daegu e a província vizinha de Gyeongsang do Norte ainda são responsáveis por 64% de todas as infecções relatadas até agora no país devido ao surto ligado à seita religiosa Shincheonji.

Por sua vez, as cidades de Daejeon (centro) e Gwangju (sudoeste) relataram 4 e 6 novos casos relacionados a dois surtos originados por uma empresa de vendas de porta em porta e um templo budista, respectivamente.

Devido a esses novos surtos, um total de 522 escolas foram fechadas hoje em todo o território nacional, um número recorde desde que o país começou a reabrir gradualmente os colégios, em 20 de maio.

No total, a Coreia do Sul, um dos países que melhor administrou a pandemia sem recorrer ao confinamento ou ao fechar fronteiras, graças ao seu sistema de rastreamento, registrou 12.967 casos do novo coronavírus.

Porém, apenas 926 (7,1% do total) são casos atualmente ativos.

No país asiático, 282 pessoas morreram por covid-19, o que deixa uma taxa de mortalidade de 2,19%.