Topo

Esse conteúdo é antigo

Soldado paraguaio fica gravemente ferido em tiroteio na fronteira com Brasil

O soldado de 22 anos está internado em coma induzido - Reprodução/Facebook
O soldado de 22 anos está internado em coma induzido Imagem: Reprodução/Facebook

Da EFE, em Assunção

16/07/2020 18h31

Um soldado paraguaio ficou gravemente ferido hoje durante um tiroteio entre supostos contrabandistas e uma patrulha da Marinha, ocorrido nas margens do rio Paraná, na fronteira com o Brasil, no qual 35 pessoas foram detidas.

O incidente ocorreu nas margens do bairro de San Miguel, na Cidade do Leste, a segunda maior do país e separada por uma ponte de Foz do Iguaçu, depois que a patrulha militar se aproximou para verificar um barco com produtos contrabandeados que deveriam passar para o Brasil.

Os marinheiros foram atacados com armas automáticas, provocando um intenso tiroteio onde Marcos Agüero González, de 22 anos, foi ferido. Ele está internado em coma induzido, com "prognóstico reservado", de acordo com a Marinha.

A princípio, ele foi encaminhado para um hospital na Cidade do Leste, mas depois foi transferido ao Hospital Nacional de Itauguá, na região central do país.

A diretora do hospital onde González está internado informou ao jornal local ABC Color que o estado de saúde dele piorou enquanto era transferido de uma unidade para a outra.

As autoridades locais informaram a prisão de cerca de 35 pessoas, todos moradores do bairro, que foram levados para a Base Naval para serem submetidos a averiguação para determinar se eles participaram do ataque.

A Cidade do Leste, capital do departamento do Alto Paraná, é uma das cidades mais atingidas pelo fechamento de fronteiras causadas pela pandemia da covid-19, uma vez que 90% de seu comércio é voltado para o Brasil, motivo pelo qual tem proliferado o contrabando para o país através do rio Paraná.

Incidentes armados também são frequentes no lado brasileiro da fronteira, mas entre os agentes com contrabandistas ou traficantes de drogas.