Topo

Esse conteúdo é antigo

Líbano encontra mais 4 mil toneladas de nitrato de amônio perto de porto

Visão da região portuária de Beirute dois dias após a explosão - REUTERS/Aziz Taher
Visão da região portuária de Beirute dois dias após a explosão Imagem: REUTERS/Aziz Taher

De Beirute

06/09/2020 03h24

Militares do Líbano neutralizaram neste sábado 4,3 mil toneladas de nitrato de amônio que foram encontradas perto do porto de Beirute há dois dias, um mês após a explosão de quase 3 mil toneladas desse fertilizante que devastou grande parte da capital do país.

Em um comunicado, o exército não deu maiores detalhes sobre a neutralização da substância ou as circunstâncias da descoberta.

No mês passado, 2,75 mil toneladas de nitrato de amônio que haviam sido armazenadas durante seis anos sem medidas preventivas dentro do porto de Beirute explodiram, deixando 191 vítimas, mais de 6,5 mil feridos e 300 mil desabrigados, de acordo com dados oficiais.

Até agora, a origem da explosão é desconhecida e está sendo investigada com a participação de uma equipe do FBI, enquanto o juiz responsável pelas investigações já emitiu 25 mandados de prisão.

O presidente do Líbano, Michel Aoun, reconheceu dias após a explosão que sabia da existência de "uma grande quantidade" desse fertilizante no porto.

A explosão levou à renúncia em bloco de todo o governo de Hassan Diab, no dia 10 de agosto e, algumas semanas depois, Mustapha Adib foi nomeado primeiro-ministro.