Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS diz que novos confinamentos devem ser 'último recurso' para a Europa

8.jun.2020 - Reabertura de shopping em Madri, na Espanha, durante pandemia do novo coronavírus - David Benito / Getty Images
8.jun.2020 - Reabertura de shopping em Madri, na Espanha, durante pandemia do novo coronavírus Imagem: David Benito / Getty Images

13/10/2020 13h42

O porta-voz da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tarik Jasarevic, admitiu hoje que medidas drásticas, como voltar ao confinamento em alguns países, devem ser o último recurso nos países da Europa na luta contra a propagação do coronavírus.

"Grandes restrições de movimento, que mantêm muita gente em casa e limitam a possibilidade de muitos trabalharem e socializarem, devem ser o último recurso na hora de prevenir a covid-19 e evitar que os sistemas de saúde fiquem saturados", explicou o representante da agência, em entrevista coletiva.

Jasarevic admitiu que esses decretos, em meio a segundas e terceiras ondas de contágio, "não são sustentáveis", devido ao grande impacto social e econômico que provocam.

O porta-voz, no entanto, garantiu que não se trata de escolher entre deixar o novo coronavírus livre ou fechar a sociedade, ao lembrar que existem diversas ferramentas para combater a propagação, como a higienização constantes das mãos, o distanciamento físico, o uso de máscaras.

Além disso, destacou a importância de que as autoridades de cada país estabeleçam sistema de rastreamento de casos e de contatos dos infectados.

Jasarevic, apesar disso, admitiu que, pontualmente, alguns governos podem determinar que a população fique em casa, para gerir rápidos aumentos nos números de casos de infecção e internação, melhorando assim a capacidade de resposta contra a covid-19.