Topo

Eleições na Geórgia começam com registro de problemas e votos no papel

Eleições na Geórgia começam com registro de problemas e votos no papel - Getty Images
Eleições na Geórgia começam com registro de problemas e votos no papel Imagem: Getty Images

03/11/2020 16h40

Atlanta (EUA), 3 nov (EFE).- Alguns condados da Geórgia apresentaram hoje problemas técnicos nos equipamentos eletrônicos de votação, nas primeiras horas das eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Em Spalding, no sul do estado, as autoridades locais reportaram falhas generalizadas. Com isso, foi necessário solicitar milhares de cédulas para que os eleitores efetuassem os votos de forma manual.

Também aconteceram problemas na região metropolitana de Atlanta, também com uso de papel para depósito do voto. No condado de Morgan, por sua vez, as filas foram mais longas do que o habitual.

O registro de espera demorada para votar não foi a tônica desta terça-feira, já que o processo tem acontecido com fluidez, em meio às baixas temperaturas, já que a média tem girado em torno de 5ºC.

Ontem, em entrevista coletiva, o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, já havia advertido que problemas poderiam acontecer, embora as autoridades locais estivessem preparadas, já que "nunca aconteceu uma eleição perfeita".

O representante do governo estadual ainda garantiu que cerca de 2 mil técnicos estariam disponíveis para responder a qualquer falha técnica que acontecesse nos equipamentos de votação.

Nesta eleição, a Geórgia passou a ser, de um "bastião conservador" a um estão em que os democratas podem vencer os republicanos. Algumas pesquisas regionais, inclusive, colocam Joe Biden com sete pontos de vantagem sobre o presidente, Donald Trump.

A última vez que um candidato democrata à Casa Branca venceu na Geórgia foi em 1992, quando Bill Clinton superou George W. Bush e acabou sendo eleito como chefe de governo.