Topo

Putin pede que governos regionais "não tentem maquiar" situação da Covid-19

18/11/2020 17h31

Moscou, 18 nov (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, constatou hoje o avanço da pandemia de covid-19 no país e pediu para que as autoridades regionais "não tentem maquiar" a situação real.

"Em geral, a situação no país não é simples, mas está sob controle. Em algumas regiões da Rússia, a situação, digamos com clareza, é complexa", declarou durante reunião virtual com o governo, na qual exigiu que as autoridades regionais sejam mais responsáveis.

O mandatário solicitou que "de forma alguma (as regiões) tentem maquiar a situação, pois é totalmente inadmissível se comportar como se tudo estivesse normal".

"Ninguém precisa de relatórios de que tudo está bem, nem aqui, nem no centro, nem nas regiões', advertiu, ao lembrar que a decisão de como gerir a pandemia em cada região cabe às autoridades locais e que "ninguém está isento de cumprir esta responsabilidade pessoal".

Putin observou que o número de novos casos no país está crescendo diariamente e que, "infelizmente, está crescendo em número de casos graves".

A Rússia está prestes a ultrapassar a marca de 2 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, com um total de 1.991.998 contágios confirmados desde o início da pandemia.

"E o mais alarmante é que o nível de mortalidade está aumentando", disse Putin em um apelo para uma ação urgente para reverter a situação.

A Rússia registrou 456 mortes nas últimas 24 horas, o maior número de óbitos por Covid-19 em um dia desde o início da pandemia, disseram as autoridades de saúde nesta quarta-feira.

"Qualquer lentidão é inaceitável neste momento. Clareza, capacidade de resposta e eficiência, estes são os critérios-chave para apoiar e proteger as pessoas. Este é o critério-chave do trabalho das autoridades em todos os níveis. Peço que tenhamos este princípio", destacou Putin. EFE