Topo

Esse conteúdo é antigo

Fauci considera provável que nova cepa de coronavírus já esteja nos EUA

O imunologista Anthony Fauci já foi vacinado nos Estados Unidos - Patrick Semansky/AFP
O imunologista Anthony Fauci já foi vacinado nos Estados Unidos Imagem: Patrick Semansky/AFP

22/12/2020 18h19

O principal epidemiologista dos Estados Unidos, Anthony Fauci, afirmou nesta terça-feira que é possível presumir que a nova cepa do coronavírus Sars-CoV-2 (causador da covid-19) identificada no Reino Unido já está no país, argumentando que não seria uma surpresa a propagação além das fronteiras britânicas.

Em entrevista ao programa matinal "Good Morning America", o diretor do Centro Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas afirmou que é "certamente possível" que a cepa identificada no Reino Unido esteja nos EUA.

"Quando se dá o nível de contágio que teve no Reino Unido, devemos presumir que já está aqui, mesmo não sendo a cepa dominante, mas não me surpreenderia se já estiver aqui", comentou o epidemiologista, que será vacinado contra a covid-19 nesta terça-feira.

Fauci recomendou não "reagir exageradamente" ao aparecimento desta nova cepa e disse que as proibições de viagem do Reino Unido, que os EUA ainda não impuseram, são "draconianas".

Em vez disso, a Fauci apoiou medidas como as propostas pelo governador de Nova York, Andrew Cuomo, para reforçar os testes aos viajantes do Reino Unido, mas não o cancelamento dos voos, que continuam a chegar diariamente aos EUA, principalmente de Londres.

"O mais importante que temos de fazer é estar vigilantes aqui. A cepa pode já estar aqui. Duvido que seja uma cepa prevalente, mas, como disse o governador, é inteiramente concebível que já esteja aqui", disse Fauci, que evitou declarar apoio a uma possível proibição de voos do Reino Unido.