Topo

OMS divulga recomendações para doentes de covid-19 com sintomas persistentes

OMS divulga recomendações para doentes de covid-19 com sintomas persistentes - Divulgação/Pixabay
OMS divulga recomendações para doentes de covid-19 com sintomas persistentes Imagem: Divulgação/Pixabay

26/01/2021 18h35

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira novas recomendações para pessoas com covid-19 que apresentem sintomas persistentes, inclusive depois de superar a doença, entre elas a medição frequente da saturação do oxigênio no sangue e o uso de anticoagulantes em doses baixas.

Nas novas recomendações, que segundo a OMS estão em análise contínua, indicam que as pessoas com covid-19 "precisam ter fácil acesso a cuidados de saúde se apresentarem sintomas persistentes, novos ou oscilantes".

Aos doentes de covid-19 que estão em casa, a entidade aconselha o uso de oxímetros de pulso, além de um acompanhamento regular do estado de saúde.

Para pacientes hospitalizados, a OMS recomendala utilização de anticoagulantes em doses baixas, de modo a prevenir tromboses graves.

No caso dos pacientes hospitalizados que necessitam oxigenação suplementar ou ventilação não invasiva, a OMS afirma que a melhor postura para melhorar o fluxo de oxigênio é a de bruços.

A OMS estuda sintomas e consequências a longo prazo da covid-19, entre elas a fadiga extrema, a tosse persistente e a intolerância ao exercício.

A agência realizará várias consultas com especialistas em fevereiro para sistematizar esta variante ou consequência da Covid-19, também entrando em contato com grupos de doentes, e poderá classificá-la como uma nova doença, com um nome a ser anunciado após essas reuniões.