Topo

Portugal registra mais um recorde de mortes provocadas pela covid-19

Portugal registra mais um recorde de mortes provocadas pela covid-19 - Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
Portugal registra mais um recorde de mortes provocadas pela covid-19 Imagem: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

26/01/2021 18h32

Portugal registrou nesta terça-feira 291 mortes por covid-19, o que representa mais um recorde da pandemia no país, que apresenta hospitais em colapso pelo alto número de pessoas internadas com sintomas da doença.

Desde o início da propagação do novo coronavírus, 11.012 falecimentos foram notificados no território português. Além disso, a quantidade de casos chegou a 653.878, com os 10.765 positivos confirmados nas últimas 24 horas.

Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), 6.472 pessoas estão internadas nos hospitais do país, sendo que 52 destes ingressos foram contabilizados ao longo desta segunda-feira.

Nas UTIS das unidades de saúde de Portugal, há 765 pacientes, dois a menos do que constava no balanço de ontem.

Nos últimos dias, se tornou comum a exibição nas emissoras de televisão lusas, de filas de ambulâncias paradas em frente aos hospitais, aguardando a possibilidade de que as pessoas que transportam serem aceitas nas unidades.

O governo de Portugal avalia a possibilidade de pedir ajuda internacional e enviar os pacientes para outras nações, diante da saturação registrada, conforme admitiu a ministra da Saúde, Marta Temido.

O país está em regime de confinamento desde 15 de janeiro e, desde a última sexta-feira, as aulas foram suspensas por duas semanas, sem a possibilidade de que seja adotado o ensino remoto.

Nesta semana, deve acontecer a prorrogação do estado de emergência no território português durante mais 15 dias, assim como as restrições de circulação da população.