Topo

Esse conteúdo é antigo

Novas medidas de confinamento no Chile atingirão cerca de 74% da população

Arquivo - Autoridades sanitárias do Chile anunciaram novas medidas de confinamento para combater o aumento das infecções - Marcelo Hernandez/Getty Images
Arquivo - Autoridades sanitárias do Chile anunciaram novas medidas de confinamento para combater o aumento das infecções Imagem: Marcelo Hernandez/Getty Images

Em Santiago

23/03/2021 03h36

As autoridades sanitárias do Chile anunciaram ontem novas medidas de confinamento para combater o aumento das infecções que o país sofre e a partir da próxima quinta, cerca de 74% da população do país estará em quarentena.

As novas restrições afetam 42 comunas (cidades ou setores de cidades) em todo o país e farão com que 13,7 milhões de pessoas - dos 19 milhões que habitam o país - sejam confinadas a partir da próxima quinta.

Esse número aumentará durante os finais de semana, quando as pessoas em áreas onde esta medida só se aplica aos sábados e domingos, integrarão as quarentenas.

Desta forma, 90% da população nacional ficará em regime de confinamento total durante os fins de semana até que as novas restrições sejam suspensas.

O governo também anunciou que as autorizações de viagens pessoais títulos disponibilizados durante os fins de semana ficarão suspensos até novo aviso, enquanto os supermercados e feiras terão os seus serviços restritos à entrega ao domicílio.

"Precisamos controlar a pandemia e para isso precisamos reduzir a mobilidade", disse Paula Daza, subsecretária de Saúde Pública, especificando que essas autorizações de viagem serão concedidas de segunda a sexta-feira e que outras autorizações, como aquelas que são entregues para assistir a um funeral, permanecerão sempre ativas.

Apesar de liderar o processo global de vacinação com 5,6 milhões de vacinados com uma primeira dose, o Chile enfrenta uma segunda onda de infecções como resultado das férias de verão e sua situação em termos de número de pessoas confinadas é uma das mais críticas desde a chegada do coronavírus no país.

"A quarentena é dolorosa, difícil, mas devido ao avanço da circulação viral, temos que tomar essas medidas pensando na saúde das pessoas", disse o ministro da Saúde, Enrique Paris.

De acordo com relatório do Ministério da Saúde (Minsal), nas últimas 24 horas foram registrados no país 6.155 novos casos e 80 mortes por covid-19.

Dessa forma, o país soma 938.094 infecções no total desde o início da pandemia, das mais de 38 mil que permanecem ativas neste momento e têm capacidade de contágio.

Até o momento, os óbitos por casos confirmados de coronavírus - ou seja, com teste PCR positivo - chegam a 22.359, mas também considerando os casos suspeitos notificados pelo Minsal, as vítimas no Chile em decorrência da pandemia superam 29 mil.

Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do país, 2.269 pessoas permanecem internadas, das quais 1.973 estão em ventilação mecânica.

A ocupação de leitos de UTI no país é de 95%, o maior percentual de toda a pandemia.

Eleições de abril

Com dois terços da população chilena confinada desde quinta-feira, estão surgindo questões sobre segurança sanitária para as eleições programadas para abril, incluindo a dos delegados constitucionais que serão responsáveis pela redação de uma nova Constituição.

"Estamos muito preocupados com a situação da saúde, mas também que o processo democrático seja realizado da melhor forma possível", disse Enrique Paris.

O Congresso chileno decidiu estabelecer dois dias para a realização das eleições: 10 e 11 de abril; No entanto, as maiores autoridades sanitárias do país indicam que em caso de colapso extremo da rede de saúde o pleito deve ser avaliado.