Topo

Esse conteúdo é antigo

Com casos em alta novamente, Índia bate novo recorde de mortes por covid-19

Parentes coletam os restos mortais de vítimas do coronavírus após cremação em massa em Nova Déli, na Índia - Tauseef Mustafa/AFP
Parentes coletam os restos mortais de vítimas do coronavírus após cremação em massa em Nova Déli, na Índia Imagem: Tauseef Mustafa/AFP

05/05/2021 20h45Atualizada em 05/05/2021 21h14

A Índia registrou nesta quarta-feira 3.780 mortes em decorrência do coronavírus, o número mais elevado desde o início da pandemia, enquanto as infecções diárias voltaram a aumentar após vários dias de ligeiras quedas.

Os últimos dados do Ministério da Saúde indiano elevaram o número total de mortes para 226.188, enquanto os 382.315 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas aumentaram o total de infecções para 20,6 milhões.

O segundo país mais afetado do mundo pela pandemia em termos absolutos, atrás apenas dos Estados Unidos, com 32,5 milhões de casos, segundo a Universidade Johns Hopkins, viu o número de infecções diárias crescer hoje pela primeira vez desde que ultrapassou o patamar de 400.000 positivos no sábado passado.

O país asiático está mergulhado em uma arrasadora segunda onda da pandemia, que continuou a crescer desde o último mês de fevereiro e levou seu sistema de saúde ao limite, com carências de oxigênio e leitos em grandes cidades como Nova Délhi.

Nas últimas 24 horas, a Índia administrou 1,4 milhão de doses contra o coronavírus, um número baixo em comparação com os quase três milhões e meio de vacinas que chegaram a ser administradas em um dia semanas atrás.

Com estes dados, o país ultrapassou a marca de 160 milhões de vacinas administradas desde que iniciou sua campanha, ampliada no final de semana passado a todos os cidadãos com mais de 18 anos.

No entanto, e embora a Índia veja no seu programa de vacinação a salvação para a crise do coronavírus, a percentagem da população totalmente vacinada é de cerca de 2%.

Mais de 40 países começaram a enviar ajuda para a Índia combater a pandemia, incluindo ventiladores mecânicos e outros equipamentos médicos, como geradores, cilindros de oxigênio, concentradores e reguladores.

O aumento de casos no país tem sido atribuído a um relaxamento das medidas contra o coronavírus pela população e à organização de eventos de massas, como enormes comícios no contexto das eleições regionais e o festival Kumbh Mela, uma das mais antigas celebrações religiosas do mundo.

A variante indiana de dupla mutação e outras estirpes poderiam estar por trás deste súbito aumento de casos no país, embora neste momento os virologistas tenham assinalado que existe uma falta de dados para apoiar esta teoria.