Topo

Esse conteúdo é antigo

Putin afirma que embaixadores de EUA e Rússia regressarão a seus postos

16/06/2021 20h51

Genebra, 16 jun (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quarta-feira que o embaixador dos Estados Unidos em Moscou e o embaixador russo em Washington, John Sullivan e Anatoly Antonov, respectivamente, retornarão aos seus postos de trabalho em breve.

"Sobre a volta dos nossos embaixadores aos postos de trabalho, o dos EUA a Moscou e o nosso a Washington, decidimos que retornem às atividades. Sobre o calendário, amanhã ou depois é puro tecnicismo", disse o mandatário russo em entrevista coletiva após uma reunião de quatro horas com o presidente americano, Joe Biden.

Putin afirmou que o Departamento de Estado americano e o Ministério das Relações Exteriores russo abordarão "todo o conjunto da cooperação diplomática" porque muitas questões foram acumuladas.

A tensão entre Kremlin e Casa Branca disparou em março, após Biden chamar Putin de "assassino". Em seguida, Moscou convocou Antonov para consultas e recomendou que o responsável pela delegação americana abandonasse o país.

Em abril, os EUA impuseram sanções à Rússia e expulsaram dez diplomatas por suposta interferência nas eleições presidenciais de 2020, pelo suposto papel no ciberataque à empresa de tecnologia SolarWinds e em atividades na Ucrânia e no Afeganistão.

O Kremlin respondeu com medidas similares, incluiu os EUA em uma lista de países hostis - que signica que o governo americano não poderá contratar profissionais locais para as sedes diplomáticas em território russo - e recentemente limitou a movimentação de diplomatas americanos na Rússia.