Topo

Esse conteúdo é antigo

Preocupada com nova variante Delta Plus, Índia supera 30 milhões de contágios

Índia superou a marca de 30 milhões de infecções por coronavírus desde o início da pandemia, enquanto as autoridades do país começam a se preocupar com o surgimento de uma nova variante do vírus, conhecida como Delta Plus - Getty Images
Índia superou a marca de 30 milhões de infecções por coronavírus desde o início da pandemia, enquanto as autoridades do país começam a se preocupar com o surgimento de uma nova variante do vírus, conhecida como Delta Plus Imagem: Getty Images

23/06/2021 14h28Atualizada em 23/06/2021 14h53

A Índia superou nesta quarta-feira a marca de 30 milhões de infecções por coronavírus desde o início da pandemia, enquanto as autoridades do país começam a se preocupar com o surgimento de uma nova variante do vírus, conhecida como Delta Plus.

O país asiático registrou 50.848 novas infecções por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total de infecções para mais de 30 milhões, de acordo com os últimos dados fornecidos pelo Ministério da Saúde indiano.

A Índia é o segundo país mais afetado pelo coronavírus no mundo em termos absolutos, atrás apenas dos Estados Unidos, que já registraram 33,5 milhões de infecções, segundo a Universidade Johns Hopkins.

O país também ultrapassou a barreira de 390 mil mortes desde o início da pandemia, após registrar mais 1.358 óbitos nas últimas 24 horas.

Apesar desses números, as infecções estão em declínio no país asiático, que vem apresentando os melhores números relatados em semanas.

A Índia experimentou uma segunda onda virulenta do coronavírus que atingiu seu pico em meados de maio, com mais de 400.000 casos por dia, causando uma sobrecarga em seu sistema de saúde que deixou imagens dramáticas de hospitais e crematórios saturados.

A variante Delta do coronavírus, identificada originalmente na Índia e que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) já circula em 92 países, é vista como um dos fatores que contribuíram para o aumento de casos na Índia, devido à sua alta transmissibilidade.

Hoje, o governo indiano informou que foram detectados cerca de 40 casos de uma nova variante do coronavírus, conhecida como Delta Plus e mais contagiosa, desencadeando o temor de uma terceira onda devastadora que, segundo especialistas, é inevitável.

Por outro lado, a Índia administrou 5,4 milhões de vacinas nesta quarta-feira, dentro de uma campanha que é vista pelas autoridades como a melhor defesa contra o coronavírus.

O número é inferior ao recorde de mais de 8 milhões de doses administradas em um único dia, na última segunda-feira, embora seja uma melhora em relação aos números das últimas semanas.

A nação asiática estabeleceu uma meta de administrar um total de 600 milhões de doses até agosto, embora a escassez de vacinas tenha atrasado significativamente esse ambicioso programa.