Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden confirma que governo federal pagará gastos da Flórida por desabamento

Denis Balibouse/EFE
Imagem: Denis Balibouse/EFE

01/07/2021 19h21

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou hoje que o governo federal assumirá 100% dos gastos que o estado da Flórida e o condado de Miami-Dade tiverem devido ao desabamento parcial de um edifício residencial em Surfside.

"Quero assumir 100% dos custos nos primeiros 30 dias", disse o governante em reunião com autoridades e chefes das operações de busca e resgate. O encontro foi realizado em um hotel em Bal Harbour, perto de Surfside, no sudeste do estado.

Biden e a primeira-dama, Jill, chegaram nesta quinta-feira a Miami para também se encontrarem com sobreviventes e famílias das vítimas. Até o momento, 145 pessoas estão desaparecidas e 18 já foram confirmadas como mortas desde o desabamento.

Parte do edifício Champlain Towers South, de 40 anos e 136 apartamentos, desmoronou na madrugada de 24 de junho por causas ainda indeterminadas.

As obras na montanha de escombros tiveram de ser interrompidas pela primeira vez nesta quinta-feira, pois a parte do edifício que ainda se encontra de pé começou a se deslocar, o que representa um risco significativo para os socorristas.

Biden começou a sua agenda com uma reunião com os senadores republicanos Marco Rubio e Rick Scott; o governador da Florida, Ron DeSantis; a vice-governadora, Jeanette Nunez; a congressista Debbie Wasserman Schultz; a prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava; e os chefes das muitas instituições envolvidas no esforço de salvamento.