Topo

Esse conteúdo é antigo

Busca por sobreviventes de prédio em Miami é encerrada; mortos vão a 60

Prédio que desabou parcialmente em Surfside, no condado de Miami-Dade, perto de Miami - Corpo de Bombeiros de Miami Dade/Reuters
Prédio que desabou parcialmente em Surfside, no condado de Miami-Dade, perto de Miami Imagem: Corpo de Bombeiros de Miami Dade/Reuters

08/07/2021 00h37

As equipes de resgate recuperaram mais oito corpos dos escombros do prédio na cidade de Surfside, no condado de Miami-Dade, nos Estados Unidos, e as autoridades anunciaram a decisão de encerrar a fase de busca por sobreviventes e tentar apenas a recuperação de restos mortais.

Com mais seis corpos encontrados hoje, a contagem aumenta para 60 mortes no colapso parcial do edifício Champlain Towers South, que ocorreu em 24 de junho.

Em entrevista coletiva, a prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, informou que o número de pessoas desaparecidas agora é de 80, enquanto o número de localizadas permanece em 200. Além disso, do total de corpos recuperados, 33 foram identificados.

"Foi tomada a triste decisão de fazer a transição de busca e resgate para recuperação. Estamos cansados, desgastados no momento. Não podemos fazer mais para trazer de volta as pessoas que se foram, mas podemos identificar as vítimas e oferecer em encerramento para as famílias", firmou Levine Cava, visivelmente abalada pela tragédia.

Cerca de 200 resgatistas estão no local onde ficava o Champlain Towers South, construído em 1981 e que foi completamente demolido no último domingo devido à instabilidade da parte que permaneceu de pé após o desabamento.

A derrubada deu um novo ritmo à operação de busca, já que os socorristas agora têm acesso a todo o local onde estava o prédio de 12 andares.

"A possibilidade de encontrar pessoas vivas sob os escombros agora é impossível", declarou a porta-voz do Corpo de Bombeiros do Condado de Miami-Dade, Erika Benitez, durante a coletiva. "Após 14 dias de busca e resgate, eles chegaram ao ponto de tomar a difícil decisão de seguir em frente para a fase de recuperação dos corpos", completou.