Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo da Venezuela anuncia envio de 30 toneladas em donativos para o Haiti

Casa destruída após um terremoto de magnitude 7,2 em Les Cayes, Haiti - STRINGER/REUTERS
Casa destruída após um terremoto de magnitude 7,2 em Les Cayes, Haiti Imagem: STRINGER/REUTERS

16/08/2021 16h49Atualizada em 16/08/2021 17h01

A Venezuela enviou neste domingo para o Haiti cerca 30 toneladas de insumos, entre eles, alimentos, medicamentos e água potável, depois do terremoto ocorrido ontem no país centro-americano, que deixou 1.297 mortos de acordo com balanço mais recente.

"Ativamos a Força Tarefa Simón Bolivar para prestar todo o apoio e a solidariedade ao povo do Haiti, que sofre os efeitos do terremoto deste sábado no país irmão", afirmou a ministra do Interior do governo do presidente, Nicolás Maduro, Carmen Meléndez, em postagem no Twitter.

A titular da pasta explicou que um avião da companhia aérea estatal Coviasa partiu do Aeroporto Internacional Simón Bolívar, "neste primeiro voo, com aproximadamente 30 toneladas de insumos, entre eles, água potável, alimentos e medicamentos".

Ainda segundo Meléndez, a Embaixada da Venezuela no Haiti ficará responsável por receber todos os donativos e apoiar na distribuição.

O envio de insumos confirma anúncio feito ontem por Maduro, que havia prometido enviar toda ajuda possível para o país centro-americano, que foi atingido ontem pela manhã por um terremoto de 7,2 graus na escala Richter.

O tremor de ontem já é considerado um dos dez mais letais da América Latina nos últimos 25 anos e foi registrado a 12 quilômetros da localidade de Saint-Louis du Sud, dez quilômetros de profundidade. O tremor ainda foi sentido na República Dominicana e em Cuba.

Além dos 1.297 mortos, a Defesa Civil haitiana indicou que o número de feridos chega a 5,7 mil. O boletim do órgão ainda aponta que foram destruídas 13.694 casas e outras 13.585 foram danificadas. Houve estragos também em diversos hospitais, escolas e outras edificações.