Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA recomendam redução da quarentena de casos assintomáticos de covid-19

24.07.2020 - Paciente tem temperatura medida para entrar em centro de saúde em Los Angeles, na Califórnia (EUA) - Valerie Macon/AFP
24.07.2020 - Paciente tem temperatura medida para entrar em centro de saúde em Los Angeles, na Califórnia (EUA) Imagem: Valerie Macon/AFP

Da EFE

28/12/2021 05h43Atualizada em 28/12/2021 08h01

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomendaram nesta segunda-feira a redução do período de quarentena para pacientes assintomáticos da Covid-19 de dez dias para cinco dias.

Em nota oficial, o CDC explicou que a mudança é motivada por evidências científicas de que a maioria das infecções ocorre no início da doença, no primeiro e segundo dias de início dos sintomas e dois a três dias depois.

Portanto, as pessoas que testarem positivo devem se isolar por cinco dias se estiverem assintomáticas e, após esse período, continuar usando uma máscara por mais cinco dias para minimizar o risco de transmitir o coronavírus.

O CDC também atualizou suas recomendações de quarentena de quem tiver contato com uma pessoa infectada. Se os expostos ao vírus forem pessoas não vacinadas ou tiverem sido vacinadas há mais de seis meses, ou mais de 60 dias no caso da dose única do imunizante da Janssen, também será preciso ficar em quarentena por cinco dias e depois usar máscara em qualquer ambiente por mais cinco.

Para aqueles que estão dentro desses prazos ou que já receberam o reforço da vacina devem passar dez dias com proteção facial durante todo o tempo. E para todos o CDC aconselha um teste de coronavírus logo depois do contato.

O anúncio de hoje segue mudanças que já eram esperadas desde a manhã desta segunda, quando o epidemiologista-chefe do governo, Antoni Fauci, abriu as portas para novas recomendações porque a variante ômicron parece ser mais contagiosa do que outras mutações do vírus SARS-CoV-2, mas também menos grave.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou nesta segunda que está aberto a reduzir os tempos de isolamento se sua equipe médica o recomendar.