Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Mariupol tem 80% das residências destruídas e 30 mil abandonaram a cidade

Mulher reage enquanto fala perto de um bloco de apartamentos, que foi destruído em Mariupol - Alexander Ermochenko/Reuters
Mulher reage enquanto fala perto de um bloco de apartamentos, que foi destruído em Mariupol Imagem: Alexander Ermochenko/Reuters

17/03/2022 20h46Atualizada em 17/03/2022 21h45

A destruição de Mariupol, sob o cerco russo durante os últimos 16 dias, é "colossal" e calcula-se que 80% das residências foram destruídas, enquanto 30 mil pessoas conseguiram abandonar a cidade ucraniana nos últimos dois dias com o próprio transporte, informou a prefeitura nesta quinta-feira (17).

"De acordo com estimativas preliminares, cerca de 80% das residências da cidade foram destruídas, das quais quase 30% não podem ser restauradas. A situação em Mariupol é "crítica", escreveu a prefeitura em seu canal no Telegram.

As autoridades disseram que a cidade tem estado sob bloqueio durante 16 dias e que mais de 350 mil residentes de Mariupol continuam escondidos em armazéns e porões "diante dos contínuos bombardeios das forças de ocupação russas" que lançam, em média, "50 a 100 bombas aéreas por dia".

Nos últimos dois dias, os habitantes de Mariupol começaram a evacuar a cidade por transporte privado para Berdyansk e Zaporizhzhia, após a abertura de um corredor.

"Ao todo, cerca de 6.500 carros deixaram a sitiada Mariupol. No total, cerca de 30 mil pessoas partiram no seu próprio transporte", informou.

Separadamente, a prefeitura esclareceu que ainda não há informações sobre possíveis baixas do bombardeio russo de quarta-feira (16) a um teatro na cidade, onde mais de mil mulheres e crianças se abrigavam e que foi reduzido a escombros, mas onde o abrigo antiaéreo do edifício resistiu ao ataque.

A cidade quase não tem água, medicamentos ou alimentos básicos e está sem gás e eletricidade por causa dos bombardeios.