Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais é comemorado nesta quarta-feira, 23 de abril

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, 23 de abril, será celebrado, neste ano, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com atividades em várias partes do mundo, tendo a cidade de Port Harcourt, na Nigéria, como a Capital Mundial do Livro 2014.

No Brasil, merece destaque a iniciativa dos Ministérios da Cultura e da Educação de tornar lei o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Está em tramitação, no MinC e no MEC, projeto de lei a ser encaminhado ao Congresso Nacional com o objetivo de institucionalizar as políticas relacionadas ao livro, à leitura, à literatura e às  bibliotecas.

No Dia Mundial do Livro, a UNESCO no Brasil divulgará uma campanha nas redes sociais de promoção à leitura com foco na Copa do Mundo, que acontece no Brasil em 2014. Intitulada "Ler também é uma paixão", a campanha tem como mote a frase "Neste Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais toque a bola para os seus amigos e compartilhe o nome do livro que marcou um gol na sua vida".

Em mensagem por ocasião do Dia Mundial do Livro a diretora- geral da UNESCO, Irina Bokova, ressaltou que os livros são as forças mais poderosas para a erradicação da pobreza e a construção da paz. "No Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, a UNESCO convida todas as mulheres e todos os homens a reunirem-se em torno de livros e de todos aqueles que escrevem e produzem livros. Este é um dia para celebrar os livros como a incorporação da criatividade humana e o desejo de compartilhar ideias e conhecimento, de inspirar compreensão e tolerância", diz Bokova em sua mensagem.

Bokova lembra ainda que os livros não estão imunes a um mundo de mudanças, caracterizado pelo advento dos formatos digitais e pela transição para a partilha de conhecimentos, por meio da abertura de licenças de uso. "Isso significa mais incertezas, mas também novas oportunidades – incluindo modelos inovadores de negócio no mundo das publicações", destacou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos