Topo

PMs são filmados agredindo e xingando pessoas em ônibus no extremo sul de SP

Maria Teresa Cruz

12/02/2020 18h01

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra policiais militares xingando e tirando passageiros à força de dentro de um ônibus no Terminal Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, segundo o prefixo que aparece na filmagem.

As imagens foram postadas na madrugada desta quarta-feira (12/2). A Ponte Jornalismo apurou que um dos policiais gravados seria um tenente do 50º Batalhão da zona sul da capital paulista, que atende a região. No vídeo, é possível escutar os PMs ordenando "desce".

Na sequência, um dos policiais entra no coletivo e diz: "Desce, caralho! Você também, seu cuzão". Um passageiro responde: "Você vai me revistar e ver que eu estava trabalhando, mas eu vou descer por respeito".

O autor da publicação, depois de notar a repercussão, apagou a postagem original em seu Facebook. Nos comentários da publicação, havia a indicação de que a ação da PM teria começado porque algumas pessoas embarcaram no ônibus sem pagar.

As imagens mostram pessoas descendo do coletivo após a ordem da polícia e, na sequência, o policial vai para o corredor do ônibus e, bastante nervoso, atinge algumas pessoas com o cassetete.

Outro lado

A Ponte Jornalismo enviou o vídeo à Secretaria da Segurança Pública de São Paulo e à Polícia Militar, questionando se essa é a abordagem adequada a ser feita em uma situação como a exposta nas imagens, mas até a publicação da reportagem não houve retorno.