Topo

Conheça os finalistas do Prêmio Empreendedor Social e vote no seu preferido

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 06h00

O Prêmio Empreendedor Social, realizado pela "Folha de S.Paulo" em parceria com a Fundação Schwab, chega em 2014 à sua décima edição. Três organizações finalistas chegaram à última etapa deste concurso e outras três à final do Prêmio Empreendedor Social de Futuro, feito para organizações que estão começando.

Nos vídeos abaixo você pode conhecer os empreendedores finalistas, que tiveram um minuto para "vender o seu peixe". Assista e vote no seu preferido. Você também pode compartilhar com seus amigos para eles votarem também. O vencedor desse prêmio especial, a Escolha do Leitor, ganha um plano de comunicação da Repense.

O ganhador da Escolha do Leitor será conhecido na cerimônia do Prêmio Empreendedor Social, em 2 de dezembro, que será transmitida ao vivo pelo UOL.

O vencedor do Prêmio Empreendedor Social é escolhido por um júri especializado. Os ganhadores têm a oportunidade de entrar na Rede Schwab de empreendedores socioambientais, que propicia interação com organizações inovadoras de todo o mundo. Os empreendedores aceitos pela Schwab também têm acesso a reuniões regionais e mundiais do Fórum Econômico Mundial.

Os finalistas do prêmio também recebem outros benefícios como auditoria financeira, bolsas de estudo, acesso a congressos e seminários e assessoria de imprensa, entre outros.

A "Folha" realiza também o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, voltado a jovens de 18 a 35 anos. Os finalistas e o vencedor desse concurso recebem benefícios como bolsas de estudo e assessoria jurídica e de comunicação.

O Empreendedor Social tem patrocínio da CNI e parceria estratégica do UOL, da Azul, da Fundação Dom Cabral e da IE Business School.

Empreendedores

André Cervi, 25, Bruno Tataren, 24, Daniel Assunção, 24, João Padula, 25, e Luís Madaleno, 25

Os cinco amigos inventaram o Atados, site em que quem quer ser voluntário pode achar uma oportunidade que combina com seus valores, sua disponibilidade e seus talentos e em que as ONGs podem achar voluntários para o que mais precisam.

Carlos Wanderlan, 32, Thadeu Luz, 31, e Ronaldo Tenório, 28

Muitos surdos só se comunicam em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, que é diferente do português. Os três colegas de Maceió criaram a Hand Talk, que ajuda na comunicação entre surdos e ouvintes, com um aplicativo que traduz frases em português para Libras e um tradutor de sites que ajuda os surdos que não leem bem em português.

Claudio Sassaki, 40, e Eduardo Bontempo, 30

Depois de carreiras no mercado financeiro, os dois amigos paulistanos criaram a Geekie, plataforma de educação adaptativa que aprende com o aluno e o ajuda a estudar por conta própria os conteúdos de que ele mais precisa. Eles vendem esses serviços para escolas particulares e os fornecem de graça para escolas públicas.

Hercílio da Luz Filho, 62

O médico nefrologista está à frente da Fundação Pró-Rim, que atende pacientes renais crônicos em Santa Catarina e no Tocantins com atendimento multidisciplinar de qualidade e gratuito. A organização faz diálise e transplante de rins em pessoas que perderam a função desse órgão.

Lorrana Scarpioni, 24

A paranaense inventou o Bliive, um site de troca de tempo e experiências que permite a quem não tem dinheiro fazer atividades como aulas e passeios. Quem oferece um serviço a alguém ganha um crédito, que pode ser usado para receber uma aula de outra pessoa, em uma economia de trocas que não usa dinheiro.

Paulo Moutinho, 53

O biólogo fundou o Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), que atua em duas frentes: produzindo pesquisa para ajudar na tomada de decisões que afetam a floresta e ajudando agricultores e comunidades da região a se desenvolverem de forma sustentável, o que ajuda a reduzir o desmatamento.