Topo

Tornado mata dois em SC e vulcão assusta chilenos; veja vídeos da semana

25/04/2015 06h00

O vídeo de maior destaque esta semana foi o gravado por moradores no momento em que um tornado atingia o município de Xanxerê, no interior de Santa Catarina, na segunda-feira (20). Duas pessoas morreram e 800 mil foram prejudicadas, segundo a Defesa Civil, pelos ventos que ultrapassaram os 220 km/h e pelo temporal que durou cerca de cinco minutos. A prefeitura estima que a reconstrução da cidade pode levar um ano.

Falando em fenômenos naturais, na última quarta-feira (22) o vulcão Calbuco, no sul do Chile, entrou em erupção, o que fez com que o governo decretasse estado de exceção em cidades da região. As cinzas expelidas pelo vulcão foram parar na Argentina, causando cancelamento de voos no aeroporto internacional de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires. Apesar dos transtornos, as erupções do Calbuco exibiram um espetáculo de cores e formas que assombraram e maravilharam milhões de pessoas pelo mundo.

Outro vídeo de destaque foi o da formação de uma tromba d’água no rio Amazonas na manhã desta terça-feira (21), cujas imagens foram registradas por moradores da região de Parintins (AM).